Estará o novo Mégane RS à altura dos rivais?
Pouco depois da Renault ter mostrado o primeiro "teaser" que pouco ou nada revelava, a primeira imagem do novo Mégane RS já anda a circular na internet. Tudo graças ao utilizador de Facebook "Ferd".
É certo que a imagem está longe de ter a qualidade desejada. Porém, já desvenda algumas mudanças do próximo "hot hatch" da Renault, que apesar de não quebrar com a linguagem de estilo da versão convencional, ter um ar mais agressivo, muito por culpa dos novos apontamentos desportivos.
A Renault ainda não adiantou detalhes acerca desta versão, mas é seguro afirmar que o novo motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros – que tem por base o mesmo bloco que vai equipar o novo Alpine A110 – vai debitar pelo menos 300 cv de potência, valor que a confirmar-se fará deste o Mégane mais potente de sempre.
Por seu turno, este bloco estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades (de série), sendo que é esperado que pela primeira vez esteja disponível, por opção, uma caixa automática de dupla embraiagem.
Estará o novo Renault Mégane RS à altura destes rivais?
Mas além deste 275 Trophy-R, que continua no Top-5 dos modelos de tracção frontal mais rápidos no "The Ring", este novo Mégane RS tem pela frente candidatos muito sérios. Falamos do novo Honda Civic Type R (2017), Volkswagen Golf GTI Clubsport S (2016), Honda Civic Type R (2015) e Seat Leon Cupra 280.
Como tal, reunimos os cinco modelos de tracção frontal mais rápidos no circuito de Nurburgring e, como tal, os adversários que estarão na mira do próximo Renault Mégane RS.
1. Honda Civic Type R (2017): 7'43''80
Recorde-se que este novo Honda Civic Type R conta com um motor TURBO VTEC de 2.0 litros que debita 320 cv de potência (mais 10 cv do que o seu antecessor) e 400 Nm de binário máximo, sendo que este bloco está acoplado a uma caixa de seis velocidades com relações um pouco mais curtas e ligeira cura de emagrecimento (menos 16 kg, para 1366 kg), apesar do aumento da rigidez do conjunto em 16%, face ao anterior Type-R.
2. Volkswagen Golf GTI Clubsport S (2016): 7'47''19
Na segunda visita do Golf GTI Clubsport S ao "Green Hell", o "hot hatch" da marca de Wolfsburgo precisou de apenas 7’47’’19 para completar os 20,8 quilómetros do mítico traçado germânico.
Na época, esta marca era a mais rápida de sempre de um carro com tracção dianteira em Nurburgring. Contudo, meses mais tarde acabaria por aparecer o Civic Type R, que tirou mais de três segundos ao tempo do Golf.
Recorde-se que este Golf GTI Clubsport S debita 306 cv de potência e além da "gaiola" de protecção que foi instalada, tudo o resto faz parte do equipamento de série com que a Volkswagen equipa este Golf.
3. Honda Civic Type R (2015): 7'50''63
Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 2015, contava com 310 cv de potência, menos 10 cv do que a nova geração, que é equipada por um motor TURBO VTEC de 2.0 litros que debita 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo.
4. Renault Mégane RS 275 Trophy-R (2014): 7'54''36
Tal como o nome sugere, este Renault Mégane RS 275 Trophy-R oferece 275 cv de potência, valor que o deixa claramente em desvantagem face aos rivais acima.
Ainda assim, somos obrigados a admitir que é uma das versões mais radicais que a Renault Sport já fez, muito por culpa do seu chassis.
As dúvidas acerca deste novo modelo ainda são muitas, mas é seguro afirmar que o tempo deste RS 275 Trophy-R (7’54’’36) vai cair…
5. Seat Leon Cupra 280 (versão carrinha): 7'58''12
Por fim, e a fechar o Top-5, surge a versão "carrinha" do Seat Leon ST Cupra 280. É certo que estamos a falar de uma carrinha familiar, mas ao mesmo tempo é um verdadeiro desportivo, muito por culpa do motor 2-0 TSI que debita 280 cv de potência e 350 Nm de binário máximo.
Estes "números" fizeram com que o Leon Cupra 280 ficasse com o título de "station wagon" mais rápida no Nurburgring, alcançando um tempo quase 11 segundos mais rápido do que a anterior marca, fiada pelo Audi RS4 Avant.